sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bloco carnavalesco: Tá pirando, pirado, pirou! - Rio de Janeiro

Durante a disciplina Saúde Mental no Brasil: Experiências Inovadoras, realizada na UFMG no primeiro semestre de 2011, os alunos produziram uma série de trabalhos sobre experiências no âmbito da saúde mental. Vamos aproveitar o espaço do nosso blog para compartilhar a produção dos alunos de graduação em Psicologia.


Experiência Inovadora em Saúde Mental
Bloco carnavalesco: Tá pirando, pirado, pirou!

Por Camila Batista e Silva


Desde 2005, desfila nas ruas do Bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro o bloco carrnavalesco “Tá Pirando, Pirado, Pirou!”. Formado por usuários, técnicos e familiares vinculados aos serviços de saúde mental e outros apoiadores e simpáticos ao bloco, foi idealizado por Gilson Secundino, paciente do Instituto Philippe Pinel. A sua justificativa para levar a comemoração do carnaval para fora dos muros do instituto é a de que “devemos ser pretensiosos. Não podemos fazer um carnaval apenas para quem já está pirado, vamos para rua festejar com quem está pirando”. (CASADO)

A iniciativa foi logo acolhida pelos técnicos e funcionários do Instituto Pinel que concordam que essa experiência carnavalesca ajuda na ampliação das autonomias, da cultura, da criatividade e na circulação dos usuários pela cidade. Para a psicóloga social, e uma das fundadoras do bloco, Neli de Almeida: “a ideia central do bloco é modificar a mentalidade de que o louco não tem capacidade criativa, que não pode estar junto das pessoas” (Saúde Mental e Cidadania). O bloco entra no calendário da instituição que já construiu ao longo dos seus mais de 70 anos de funcionamento, uma série de experiências inovadoras em saúde mental. Ao adotar o conjunto de ideias e práticas propostas pelo movimento da reforma psiquiátrica, norteia o atendimento centrado no usuário e busca sua total integração ao seu ambiente social. O Instituto criou, a fim de efetivar esse intercâmbio, o “Serviço de Reabilitação Social” que oferece atividades aliadas ao atendimento terapêutico tais como: uma cooperativa de trabalho, oficina de arte, a “TV Pinel”, um time de futebol. O bloco “Tá pirando, Pirado, Pirou!” se insere nesse programa, na vertente de intervenção cultural. Segundo o site da Prefeitura do Rio de Janeiro (Instituto Philippe Pinel):

“O serviço tem por objetivo implementar propostas que possibilitem a conquista de direitos e cidadania da clientela atendida pelo Instituto Philippe Pinel. (...) A atuação desses serviços como processo de facilitar ao indivíduo com limitações a restauração no melhor nível possível de autonomia do exercício das suas funcões na comunidade”.

O bloco carnavalesco possui, assim como outros blocos, um enredo e um samba, que, a cada ano, são escolhidos através de concurso. No ano de 2010 o enredo “Ser maluco é fácil, difícil é ser eu” foi sugerido por um ex-paciente do Pinel, chamado João Batista, que se baseou na sua própria trajatória pelo universo da psiquiatria para elaborar o tema. O bloco possui também suas alas, divididos em comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e bateria. Outro ex-paciente, Luis Cláudio dos Santos, 47 anos, possuía um histórico de crise desde os 18 anos, desde que virou mestre-sala do bloco há 5 anos, se envolvendo com os ensaios, a fantasia, nunca mais foi internado, segundo os profissionais que acompanham seu caso. (LEMOS; VELOSO, 2009)

O projeto carnavalesco já ganhou vários prêmios, como o Prêmio Nacional de Cultura e Saúde em 2010, premiação estabelecida pelo Programa “Mais Cultura, Mais Saúde”, oferecido por uma parceria entre Ministério da Cultura e Ministério da Saúde e o prêmio “Loucos pela diversidade”da FIOCRUZ. Já faz parte também do calendário oficial de carnaval de rua da Prefeitura do Rio de Janeiro, se colocando como uma experiênia inovadora em saúde mental.




Referências:
CASADO, Rogélio. Tá pirando, pirado, pirou. Disponível em < http://rogeliocasado.blogspot.com/2008/02/t-pirando-pirado-pirou.html >. Acessado em 24/04/2010 às 21:00
Instituto Philippe Pinel. Serviço de Reabilitação Social. Rio de Janeiro. Disponível em < http://www.saude.rio.rj.gov.br/pinel/> . Acessado em: 24/04/2010 as 20:51
LEMOS, Sarah; VELOSO, Aline. Tá pirando, pirado, pirou. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em < http://publique.rdc.pucrio.br/jornaldapuc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1501&sid=28&tpl=printerview> Acessado em: 24/04/2010 às 21:05
Saúde Mental e Cidadania. Carnaval 2010: Bloco Tá pirando, Pirado, Pirou!. Disponível em < http://saudementalecidadania.blogspot.com/2010/02/carnaval-2010-bloco-ta-pirando-pirado.html> Acessado em: 24/04/2010 às 21:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário