segunda-feira, 21 de junho de 2010

II Congresso Brasileiro de Saúde Mental - 2010

Retornamos muito felizes com nossa experiência no II Congresso da ABRASME, realizado nos dias 03, 04 e 05 de junho, no Rio de Janeiro. No dia 03 realizamos a oficina "Saúde Mental de crianças e adolescentes no Brasil", com a participação de muitos dos membros de nosso laboratório (Jacques, Fábio, Isabella, Clarissa, Rúbia, Aline e Izabel) e também de estudantes, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psiquiatras e trabalhadores da saúde mental de várias regiões do país. Apresentamos as experiências de cada um em uma grande roda de conversa, vimos um pouco do que tem sido feito localmente e ampliamos nosso foco para a discussão em âmbito nacional. Foi muito gratificante ver o número de inscritos na oficina. Agradecemos a todos os que participaram, e aqui vão alguns registros desse momento!!






No dia 04, às 8:30, Fábio Dias e Isabella Barral apresentaram trabalho referente às experiências no cuidado de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, intitulado "Usuários de álcool e outras drogas: desafios para a política pública de saúde mental brasileira".


No mesmo dia e horário, Rúbia Moura apresentou o trabalho "Desfile do 18 de maio em Belo Horizonte: caracterização do processo e efeitos possíveis", dentro do eixo "Ações no Território: 18 de maio e intervenções na cidade".


No dia 05, às 15:50, houve apresentação de resultados preliminares da pesquisa "Construção e Desconstrução de demandas: uma cartografia dos dispositivos de saúde mental infanto-juvenil da cidade de Belo Horizonte", encerrando a participação da equipe no Congresso.

Dia 04, às 12:15, no hall do teatro Odyllo Costa Filho, nossa coordenadora de pesquisa, Izabel C. Friche Passos, lançou seus livros "Reforma Psiquiátrica: as experiências francesa e italiana" e "Loucura e Sociedade - Discursos, Práticas e Significações Sociais". Aqui vão mais alguns registros...






Nossa visita ao Museu do Inconsciente também foi muito interessante. Adoramos ter participado da mini-excursão e do que pudemos ver por lá: o ateliê de trabalho dos usuários, o local de conservação das obras, um acervo impressionante! Foi muito bacana. Aí vão mais algumas fotos:








Tivemos ótimos momentos de reflexão e produzimos bastante, trazendo novas e importantes contribuições para nossa pesquisa. Aguardamos todos no III Congresso!! Abraços!

2 comentários:

  1. Adorei a oficina... foi uma SUPER oportinidade!
    O grupo é muito competente.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho desenvolvido e pela oficina!
    Um grande abraço!
    Raquel Batista
    Campinas-SP

    ResponderExcluir