quinta-feira, 17 de junho de 2010

1º Encontro Mineiro dos Estudantes Antimanicomiais


Em 30 de setembro de 2009, duas mil e trezentas (2300) pessoas, entre usuários, trabalhadores, militantes e estudantes, reuniram-se na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, defendendo as formas de tratamento que substituem o velho manicômio e permitem o convívio social aos indivíduos que possuem sofrimento mental. A “Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” fez acontecer o que parecia improvável: pessoas chamadas loucas, inválidas, com histórias de internações, se deslocaram para Brasília e foram recebidas pelo Planalto, em dez audiências em Ministérios, na Câmara e no Senado.

Durante a Marcha foi feito um chamado aos estudantes para um debate sobre a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Um número significativo de estudantes apresentou-se e deu início a discussões produtivas sobre o tema. Na ocasião foram travados inúmeros debates e discussões que tiveram como resultado a criação do 1º Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais (ENEAMA) que ocorrerá no mês de Setembro em Porto Alegre.


O I Encontro Mineiro de Estudantes Antimanicomiais pretende atrair estudantes organizados em entidades estudantis ou não a debater e se formar sobre o tema, para que estes possam retomar a discussão em suas Universidades de modo a levar estudantes instigados a repensar sua formação para o I ENEAMA.

Local: DCE UFMG - Centro e Campus Saúde da UFMG
Contatos: espacosaudemg@yahoo.com / maripassos14@gmail.com

Taxa de inscrição: R$ 15,00

Informações e Programação: espacosaudemg.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário