terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Filme sobre Franco Basaglia estréia na TV Italiana


Nas vésperas de um evento Internacional em Trieste, na Itália (que acontecerá durante o feriado de Carnaval e contará com a presença da nossa coordenadora de pesquisa, Izabel C. Friche Passos), o canal televisivo RAI, muito popular entre os italianos, irá contar - de maneira ficcional e muito bem produzida, pelo que parece - a trajetória do psiquiatra italiano Franco Basaglia. O filme - que conta com a direção de Marco Turco e tem como protagonista o ator Fabrizio Gifuni - foi apresentado em duas partes, nas noites dos dias 07 e 08 de fevereiro. Não podemos ainda prever quando teremos acesso a esse material aparentemente interessantíssimo!

Basaglia foi diretor do Hospital Psiquiátrio de Trieste de 1971 a 1979. Trinta anos depois, Trieste é o centro europeu de referência da OMS para os Sistemas Territoriais de Saúde Mental. Para lançar um projeto de Rede Mundial para a Saúde Comunitária, o Departamento de Saúde Mental triestino organizará entre os dias 9 e 13 de fevereiro o encontro Mundial "Triste 2010: o que é Saúde Mental?". A experiência iataliana, e em particular aquela desenvolvida por Basaglia, é proposta como um modelo para a busca de alternativas aos manicômios.

O encontro será bastante rico, com debates, projeções, mesas de discussão, apresentações de trabalhos, espetáculos e mostras (clique aqui para baixar o programa do evento) Participarão do evento mais de mil estudiosos e operadores de Saúde Mental de 40 países de todo o mundo. Além disso, haverá a participação de usuários e familiares, que além de sentirem na pele a experiência do sofrimento mental, são de fato os atores mais importantes das transformações que acontecem por todo o mundo.

Parte do texto dessa postagem foi traduzido livremente do italiano por Clarissa Sudano, e retirado do site do jornal italiano online La Repubblica.

Quer ver a notícia original? Clique aqui.

Agradeço ao amigo Alessio Gava pela divulgação da notícia por e-mail.
Abraços a todos!
Clarissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário